Às vezes você pode ser pego de surpresa no meio do pedal por AQUELA chuva. Ou você pode querer pedalar mesmo em um dia chuvoso, porque sabemos que para os amantes das bikes não tem tempo ruim. Independente da situação é sempre bom tomar alguns cuidados, acompanhe a nossa série de dicas para um pedal seguro em dias de chuva:

1 - Cuidado com as curvas:
Fazer curvas na chuva pode ser perigoso. Coloque o seu peso o máximo possível para o lado de fora de curva. Use seu corpo para manter a bike mais vertical durante a curva. Se você a deitar na curva, a chance de ela perder a aderência é maior. Mas se fizer corretamente, vai contrabalancear as forças que tendem a escorregar a bike.

2 - Lentes Limpas: Em condições de pouca luz, lentes amarelas ou transparentes são muito importantes (desde que contenham a adequada proteção para os olhos). Quando estiver pilotando na chuva, óculos solares normais (escuros) reduzem muito a luz que atinge os olhos,podendo dificultar a detecção de obstáculos. Se você continua com problemas para ver o que está na sua frente, uma aba no capacete pode evitar que uma porção de chuva e spray de água vindos da estrada atinjam seus óculos. Usar óculos que evitem que as lentes embacem é de muita ajuda.

3 - Ilumine: Deixe que todos saibam que você está por aí. Chuva forte e o brilho dos faróis de carros reduzem a visão dos motoristas, então é uma boa ideia pedalar com LEDs brilhantes no guidão e no canote de selim. Seja visto. LEDs não custam caro e trabalham muito bem. Um bom sistema recarregável é também muito útil para pedalar de manhã cedo. Se você optar por um único LED, opte por um LED traseiro no canote de selim.